Arte Urbana / Urban Art

Inscrição

Número de Horas

15 horas

Apresentação do curso

O termo “arte urbana” tem sido usado recorrentemente para designar diversas manifestações artísticas em curso nas cidades, não se circunscrevendo no entanto apenas àquelas que têm lugar em espaços físicos concretos.

Por outro lado, o conceito de “arte pública”, um termo mais abrangente, que engloba diversos artefactos, está mais conotoado com as camadas de sentidos que se foram estratificando desde a invenção moderna das nações (europeias e americanas).

Neste curso iremos experienciar como os dois termos se vêm refletidos em diferentes objetos, práticas e contextos.

Objetivos

Esta unidade é concebida para proporcionar aos participantes diferentes aproximações à arte urbana, sensibilizando-os para as práticas artísticas que se desenrolam hoje nas cidades.

Os participantes serão introduzidos a temas fundamentais, considerando abordagens teóricas, críticas e práticas de arte urbana na contemporaneidade, bem como o legado deixado por movimentos e experiências artísticas ocorridos nas cidades do século passado.

Através de alguns casos de estudo dar-se-á a conhecer como estas manifestações, comissionadas ou não, são criadas ou desenvolvidas desde seu começo.

É dado especial destaque à interacção destas formas artísticas com os lugares e com os participantes, nomeadamente a forma como se articulam com a cidade, seus habitantes ou visitantes.

A cidade de Lisboa fornecerá o contexto para abordar diversos casos de estudos de arte urbana.

Conversas com artistas convidados, percursos e aulas abertas integram a estrutura do curso.

Os percursos levados a cabo nos espaços públicos da cidade permitirão aos participantes experienciar diversos exemplos de obras de arte, entre as quais esculturas, instalações, painéis de azulejos, performance, mural, graffiti and e outras expressões urbanas.

Serão também mencionados outros géneros de trabalhos relacionados com a cidade, como projectos sonoros, fotografia urbana, ou animação.

Algumas estratégias para fruir os espaços públicos da cidade serão também experimentadas nestes percursos.

Como actividade final, cada um dos participantes será convidado a imaginar uma proposta de arte urbana para um determinado espaço, que depois será debatida entre todos.

Destinatários

Estudantes ensino superior, técnicos das camaras municipais, profissionais de áreas afins;


Apresentação do curso

The term “urban art” has recently been the foreground word of many cultural manifestations happening in the cities but not exclusively dwelling on its public physical spaces. “Public art”, on the other hand, a most popular term, offers a wide range of connotations resulting from accumulation of layers of meaning most notably since the modern invention of (european and american) nations.

Objectivos

In this course, we shall see how both terms may stand for different objects, practices and contexts.

This summer course unit is therefore designed to expose students to different approaches to urban art, focusing the amount of art practices that are entangled with the cities today and how these art forms, whether commissioned or not, are created and developed from the start.

Special emphasis is given to design of interaction of such art forms with the places and participants involved, namely the way they propose to engage with the passers-by and the inhabitants.

Students will be introduced to key-subjects regarding artistic interventions, considering both the theoretical, critical and practice of urban art while looking over the legacy of artistic manifestations performed through the last century.

The city of Lisbon will be the context for several case studies of urban art. Talks from invited artist and other guests, walks and an open classes in public spaces are also part of the structure of the course.

Walks through the public spaces of the city will provide the opportunity to experience several examples of installation art, sculpture, tiles panels, performance, mural, graffiti and other expressions. Works referred to the city such as urban sound projects, street photography, or animation will also be introduced when appropriate.

Strategies for staging fruition in the city will be also be approached.

In a final stage students are welcome to design a proposal.