Estética e Antropologia do Som

Inscrição

Objetivos

Este curso visa propor uma abordagem filosófica a uma série de questões estéticas e antropológicas, suscitadas pelos sons e pela experiência sonora, tanto no contexto criativo e artístico como no das práticas e sensibilidades da vida quotidiana, alertando para o seu impacto e valor na memória, identidade e nos processos de transformação social e cultural. A pluralidade de temas e assuntos que se propõe abordar pretende introduzir e familiarizar os discentes com a área transdisciplinar dos sound studies.

Programa

  • À guisa de introdução: uma breve história dos sons e da escuta; 
  • Cosmogonias e apocalipses: entre o Big-Bang e os sons da cripta; 
  • Aedos, acusmáticos, actores e oradores: a ágora e o anfiteatro; 
  • Rumores babélicos na Roma Imperial; 
  • Sinos e catedrais; 
  • As descobertas de novos mundos e paisagens exóticas; 
  • Musurgia, phonurgia e harmonia universal; 
  • O timbre, as máquinas e as marchas na época das revoluções; 
  • Aprender a escutar: estetoscópios e salas de concerto; 
  • Esquizofonia: captação, fonofixação e transmissão sem fios;
  • A (meta)física dos sons: entre o silêncio e o ruído;
  • Uma estética transcendental: fenomenologia da audição no espaço e no tempo;
  • Os modos da escuta e a morfologia do “objecto sonoro”;
  • Acusmática e imagem sonora;
  • Representações da experiência sonora nas artes; 
  • Poesia e literatura;
  • Pintura e escultura;
  • Dança e teatro; 
  • Rádio e cinema;
  • A revelação do som na música e o aparecimento das artes sonoras;
  • A experiência acústica do quotidiano: efeitos e paisagens sonoras; 
  • O campo e a cidade; 
  • Interiores e exteriores; 
  • Passagens: Passeios, estradas e aeroportos; 
  • Indústria e lazer: muzak e shopping.

Coordenação: 

Nuno Fonseca