Estética e Antropologia do Som
InscriçãoObjetivos
Este curso visa propor uma abordagem filosófica a uma série de questões estéticas e antropológicas, suscitadas pelos sons e pela experiência sonora, tanto no contexto criativo e artístico como no das práticas e sensibilidades da vida quotidiana, alertando para o seu impacto e valor na memória, identidade e nos processos de transformação social e cultural. A pluralidade de temas e assuntos que se propõe abordar pretende introduzir e familiarizar os discentes com a área transdisciplinar dos sound studies.
Programa
- À guisa de introdução: uma breve história dos sons e da escuta;
- Cosmogonias e apocalipses: entre o Big-Bang e os sons da cripta;
- Aedos, acusmáticos, actores e oradores: a ágora e o anfiteatro;
- Rumores babélicos na Roma Imperial;
- Sinos e catedrais;
- As descobertas de novos mundos e paisagens exóticas;
- Musurgia, phonurgia e harmonia universal;
- O timbre, as máquinas e as marchas na época das revoluções;
- Aprender a escutar: estetoscópios e salas de concerto;
- Esquizofonia: captação, fonofixação e transmissão sem fios;
- A (meta)física dos sons: entre o silêncio e o ruído;
- Uma estética transcendental: fenomenologia da audição no espaço e no tempo;
- Os modos da escuta e a morfologia do “objecto sonoro”;
- Acusmática e imagem sonora;
- Representações da experiência sonora nas artes;
- Poesia e literatura;
- Pintura e escultura;
- Dança e teatro;
- Rádio e cinema;
- A revelação do som na música e o aparecimento das artes sonoras;
- A experiência acústica do quotidiano: efeitos e paisagens sonoras;
- O campo e a cidade;
- Interiores e exteriores;
- Passagens: Passeios, estradas e aeroportos;
- Indústria e lazer: muzak e shopping.
Coordenação:
Nuno Fonseca